Fabiano Kovalski participa do PokerStars Mystery Cash Challenge

Fabiano Kovalski maju dalam Super JUTA$ GGPoker

Muitos filmes com a temática de poker já foram feitos, mas até hoje “Rounders” (Cartas na Mesa) segue sendo apontado como o número 1 da categoria. O filme escrito por David Levien e Brian Koppelman estreou no dia 11 de setembro de 1998 e segue no imaginário dos amantes do esporte da mente 25 anos depois.

No aniversário de Rounders, o Mundo Poker traz 10 curiosidades sobre o filme clássico que conta a história Mike McDermott, interpretado por Matt Damon, um ex-jogador ‘viciado’ que volta para as mesas por causa do amigo Worm, vivido por Edward Norton. A história ganha contornos de drama quando eles cruzam o mafioso Teddy KGB.

LEIA MAIS: Spraggy é o grande campeão do Main Event do UKIPT Brighton após heads-up contra Domink Nitsche: “emocionado”

Confira 10 curiosidades:

Era pra ser o Hellmuth!

O lendário Johnny Chan, bicampeão do Main Event da WSOP, foi uma das estrelas do filme interpretando si mesmo. Ele é apontado no começo do filme como o “melhor jogador do mundo”, mas leva um blefe de Mike McDermott em um jogo no Atlantic City. No roteiro original, o astro escolhido havia sido Phil Hellmuth.

Elenco estreladíssimo

Matt Damon e Edward Norton, duas das mais estrelas de Hollywood, são os grandes nomes do filme, mas o elenco de Rounders é estreladíssimo como uma mesa final da Triton Series. John Malkovich (Teddy KGB), Gretchen Mol (Jo), John Torturro (Joey Knish), Famke Janssen (Petra), Martin Landau (Abe Petrovsky) e Chris Messina (Higgins) também ilustram o filme.

Matt Damon vítima de Doyle Brunson

Antes do filme ser lançado em setembro, a WSOP de 1998 aconteceu de 21 de abril até 19 de maio. A família Binion convidou as estrelas do filme para a disputa do Main Event. Matt Damon foi eliminado por ninguém mais, ninguém menos do que Doyle Brunson em um clássico KK contra AA. John Dahl, diretor do filme, conta que Norton caiu com um full house.

Brunson (esquerda) tirou Damon da disputa

A inspiração do filme

Brian Koppelman decidiu escrever um filme sobre poker depois de uma sessão perdedora de um cash game clandestino em Nova York no dia 15 de dezembro de 1995. Ele perdeu US$ 750. Koppelman é o criador da série Billions, da Netflix, e também incorporou o poker em diversas cenas da série, incluindo – agora sim – uma participação especial de Phil Hellmuth no episódio 3 da segunda temporada.

Bilheteria

Rounders teve uma bilheteria de US$ 23 milhões abaixo do esperado, mas o filme conta com bons índices de críticas: 7,3 de 10 no IMDB e 87% de classificação no Rotten Tomatoes (mais de 50.000 avaliações). Para muitas pessoas, o filme foi importantíssimo na divulgação e popularização do jogo naquela época.

Frase lendária

Muito do que se viu em Rounders circula no boca a boca das pessoas da comunidade do poker até os dias atuais. Uma das frases mais clássicas é citada com frequência pelos jogadores: “se você não consegue identificar o otário (fish) na primeira meia hora na mesa, então você é o otário”, eterniza o personagem de Matt Damon.

Onde foi filmado?

Quase todas as cenas do filme foram gravadas em Nova York, enquanto as cenas da faculdade de Direito foram filmadas ao redor do Rutgers Law School em Newark.

Era o Ungar?

Worm, personagem de Edward Norton, foi inspirado nas vestimentas de Keith Richards, vocalista do Rolling Stones, e na personalidade do desenhado animado Pernalonga. No entanto, Johnny Chan, que fez uma ponta no filme, observou em uma entrevista que lembrava de Stu Ungar quando via Worm.

Worm lembrava Stu Ungar para Johnny Chan

Homenagem da série do momento

Uma das séries que está bombando na atualidade é The Bear (O Urso). A segunda temporada estreou recentemente e os fãs de Rounders que assistem a série no Star+ devem ter percebido uma homenagem logo no primeiro episódio. Um enorme cartaz de Rounders está na sala onde os protagonistas Carmy e ‘Cousin’ Richard têm uma discussão profunda.

Afinal, vai ter o Rounders 2?

Há muitos os fãs de Rounders convivem com diversos boatos do longa ter uma sequência nas telonas. Koppelman é sempre perguntado sobre isso e até já deu alguns indícios de uma possível trama do Rounders 2. Matt Damon, em entrevista em março durante o lançamento do filme “Air”, deixou os fãs com uma pulga atrás da orelha depois de falar que ele e Ben Affleck “estão investigando” o que podem fazer. Será?

Matt Damon e Ben Affleck

Confira o MundoTV Cast #47 com Elvis Catholão:

 

Author: Lawrence Sanchez