MundoTV Cast #46: Thiago e Fernanda Torati

Casal Torati

Quem vive de poker sabe que a tarefa não é nada fácil. Conviver com a variância e sustentar o lado financeiro num esporte onde a maioria dos dias se perde é bastante complicado e, muitas vezes, essas derrotas podem abalar o psicológico dos jogadores. Por isso, ultimamente, muitos jogadores têm abordado o tema. O streamer Rayan Chamas, mais conhecido como Beriuzy, foi mais um a fazer isso, com um relato pessoal bastante forte.

O profissional fez um longo texto para falar sobre o assunto e clamar para que as pessoas deem mais atenção a isso. Beriuzy expôs a downswing que está passando, como isso o afetou, como descobriu e o que está fazendo não só para superar esse percalço diretamente envolvido com o poker, mas também arrumar sua vida fora do jogo. E falou de uma experiência que passou que mudou sua forma de enxergar tudo isso.

LEIA MAIS: Brasileiros aproveitam Mystery Millions e ganham pacotes completos para a WSOP Paradise; confira a lista

Abaixo, você pode conferir a série de tweets na íntegra escrita pelo jogador, num relato que vale a pena ser conferido e que pode vir a ajudar mais pessoas:

“É hora de cair na real. 2 da manhã, emoções assumindo o controle. A comunidade do poker está cheia de problemas de saúde mental e deveríamos conversar sobre isso. Escrevi isso há 2 semanas, até que um amigo muito próximo do poker revelou que estava lidando com problemas semelhantes. Longa leitura, espero que ajude.

Duas partes para este tópico. Os números 1 a 5 são basicamente besteiras para conseguir curtidas e tweets, é isso que precisa ser feito hoje em dia. O #6 é sobre dor e fatos reais. Quem me conhece sabe que me importo demais com os outros. Eu só quero ajudar. Espero que isso ajude ou salve vidas.

Introdução: estou em uma downswing de US$ 450.000 no Poker. Um pouco menos agora graças aos resultados recentes. Deveria doer, mas estou entorpecido. Demorei dois meses para descobrir. Conclusão: o poker não era o problema. Outras questões são culpadas. Trabalhar nelas ajudou.

1. Apoio

Quando estou infeliz, os resultados pioram. Carly é tão solidária. Eu sacrifiquei muito para ficarmos juntos e foi a melhor decisão da minha vida. Voltei a estudar, perdi muitos “DOMINGOS ENORMES”, investi na estabilidade em vez do poker

** Priorize uma rede de apoio

2. Amizades

Faça amigos fora do poker. É a única forma de apreciar a liberdade que o p oker proporciona. Entenda suas vidas. Você valorizará melhor o dinheiro, o que fará maravilhas para o seu jogo e sua vida no poker

** Nunca é tarde para conhecer pessoas incríveis.

3. Amizades no Poker

Não construa amizades apenas para ganhar alguma coisa. Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Apenas tente se divertir! NÃO empreste dinheiro, a menos que seja necessário. Canalhas existem e podem estar muito perto de você

4. Respeite seu espaço de trabalho e cuide de si mesmo

Otimize tudo para maximizar o seu conforto. Se você está lutando online com um setup de merda e uma comida horrível, então é melhor queimar dinheiro. Recompense-se quando ganhar imediatamente.

5. Aproveite a vida

Não planeje paradas para jogar poker. Esta é “A ARMADILHA” porque estamos muito condicionados a caçar valor. Acredite em mim, tire um mês de folga, planeje uma viagem SEM poker com um amigo e faça atividades turísticas. Quando terminar, você vai se apaixonar.

** Seu cérebro precisa de dopamina natural.

#6

Esse próximo post é muito longo, preciso fazer manualmente porque não cabe. É o objetivo deste tópico. Essa experiência me assombrou, mas também me ensinou muito. Não quero que ninguém lide ou passe por essa experiência.

6. Reflita sobre o que há de pior

Espero que isso ajude outros. Alguns de meus amigos estão lidando com problemas, sinta-se à vontade para entrar em contato se quiser conversar. Este é o meu momento. Estou compartilhando isso devido a uma lição que aprendi com meus amigos próximos que perderam seus filhos. A sua abertura e aceitação da situação ajudaram-me a ver porque é que essa abordagem funciona.

Todos os meus problemas estão em sua maioria reprimidos e ocultos. Eu pareço feliz na transmissão ou pessoalmente o tempo todo, e é porque principalmente estou. No entanto, isso é devido à amnésia forçada. A downswing de US$ 450.000 não é o problema, é simplesmente parte das consequências. Já faz algum tempo que tenho lidado com muita ansiedade e me automedicado com bebida social. Só recentemente descobri o que é ansiedade. O streaming me manteve super distraído e vencer torneios foi outra forma de me esconder da dor.

Em 2017, um amigo próximo cometeu suicídio. Seu nome era Horveech e ele era um jogador de elite de cash game na época. Veech era um cara muito engraçado e adorável da República Tcheca. Ele sempre fazia as pessoas rirem e ajudava outras quando podia. Ele ficou na minha casa algumas vezes e se apaixonou por Montreal. Ele era novo na variância de torneios de poker, então quando atingiu uma downswing relativamente grande, ele usou cannabis como uma fuga. O uso intenso desencadeou a esquizofrenia, de acordo com seus médicos.

Eu sei disso porque eu era a única pessoa que ele conhecia em Montreal quando foi hospitalizado por sua primeira tentativa de suicídio em 2017. Eu estava visitando meus pais em Calgary na época e voei de volta imediatamente quando o hospital me ligou.
Visitei-o frequentemente durante um mês e almocei várias vezes na ala psiquiátrica. Ele me pediu para ajudá-lo a escapar enquanto outros pacientes roubavam nossos garfos e nos encaravam antes de nos ameaçar e se deixar levar. Veech não estava nesse nível, mas precisava de ajuda. Lembro-me das enfermeiras amarrando-o na cama enquanto ele gritava… Nunca esquecerei isso.

Tive que sentar com seus médicos enquanto eles o analisavam enquanto ele conversava comigo. Eu era o mais próximo dele antes de sua tentativa, então os médicos queriam que eu contasse as coisas estranhas que ele fez e disse. Isso foi feito para mostrar a ele que ele estava realmente doente, na esperança de que seu bom senso o convencesse a tomar o remédio. Foi uma experiência aterrorizante porque parecia que eu poderia facilmente ser ele. Ainda tenho esse sentimento com todos que encontro em nossa comunidade. Muitas vezes também tenho esse sentimento sobre mim mesmo.

Poucos dias depois, a Interpol envolveu-se, uma vez que Veech nunca informou a sua família na República Checa. Eles pegaram meu número porque o hospital disse que eu era seu tutor legal, já que não havia familiares no Canadá. Cuidei da chegada de sua mãe e irmã ao Canadá. Alguns dias depois, levei-os para visitar Veech na ala psiquiátrica. Como espectador, as emoções que senti me destruíram completamente. Não consigo nem imaginar o quanto foi pior para eles.

Pouco depois do reencontro, ele foi solto devido a uma situação jurídica. No final, foi tudo de graça, felizmente, viva a saúde do Canadá. Após a saída, eu o vi algumas vezes. Ele parecia bem e estava tomando seus remédios. Eu estava com medo de agir como se tudo estivesse normal e realmente temia trazer à tona tudo o que aconteceu. Eu me arrependo muito disso. Foi egoísta da minha parte pensar que meu constrangimento com a situação era pior do que qualquer coisa que ele experimentou.

Um ano depois, Veech veio à minha festa surpresa de aniversário. Estávamos todos muito bêbados, então era difícil lembrar como ele era. Um dos meus amigos lembra-se dele quase se afogando sozinho na banheira de hidromassagem. Olhando para trás, talvez isso fosse um sinal. Depois disso, ele voltou para o México e acredito que jogou poker em tempo integral. Disseram-me que ele parou de tomar os remédios em algum momento, mas também aumentou o uso de drogas.

Alguns meses depois, sua irmã me enviou uma mensagem com más notícias. Veech voou para a Europa e pulou na frente de um trem em algum lugar. Não pude pedir mais informações, chorei durante dias. Eu não conseguia estudar ou funcionar adequadamente.
Para piorar a situação, poucas horas depois de sua morte, enviei-lhe uma mensagem pelo Skype perguntando se estava tudo bem. Isso foi antes de eu saber o que aconteceu. Parece irônico agora que minha tentativa de ajudar tenha chegado tarde demais.

Como você pode ver nesta longa postagem, isso ainda me afeta. Agora, por que estou compartilhando isso? Por mais que eu ame poker, há algo sobre o jogo e como somos condicionados pelos sites de poker. Valorizamos nosso TEMPO mais do que qualquer coisa, mas não reservamos tempo para melhorar. Os hobbies tornaram-se uma perda de tempo porque você poderia GANHAR DINHEIRO! Qual é a utilidade do dinheiro se você não está em condições de gastá-lo? Qual é a utilidade do dinheiro se você simplesmente o reinveste através da economia do poker e do álcool/drogas para ajudá-lo a lidar com a dor dos objetivos não alcançados?

Não quero que ninguém siga o mesmo caminho. A rede de apoio de Veech falhou porque todos nós escondemos nossos problemas naturalmente. Acredito que a saúde mental em nosso setor precisa ser mais discutida. O sustento anual das pessoas às vezes depende de quão ruim/bom elas são em um período de tempo relativamente curto. Nossas emoções nem sempre são capazes de lidar com isso, então cada um desenvolve seu método de enfrentamento. O meu era álcool e reuniões sociais. Outros usam maconha, drogas, exercícios, jogos de azar, bullying, etc.

Acredito que simplesmente discutir abertamente essas questões ajudará outras pessoas a evitar a dor e, o mais importante, o suicídio. Ainda não sei exatamente por que escrevi isso, só espero que ajude. Peço desculpas se foi uma leitura inútil, pode reclamar com a Interpol, eles já têm meu número. RIP Horveech. Eu nunca vou te esquecer.”

Você pode clicar e conferir a thread completa abaixo:

Time to get fucking real.
2am emotions taking over.

❗️The poker community is full of mental health issues & we should talk about it❗️

Wrote this 2 weeks ago until a very close poker friend revealed he was dealing with similar issues.

Long read, hope it helps.
🧵below pic.twitter.com/DvwfgIUHeG

— Beriuzy (@beriuzy) August 29, 2023

Confira o MundoTV Cast #45 com Fabrício Nociolini:

Author: Lawrence Sanchez